Música

Idosos dão show em coral e emocionam o público em Niterói

Apresentação acontece de novo neste sábado (13), às 19h

Grupo Avós do Canto, formado por cerca de 40 idosos da cidade, se apresentou nesta sexta (12)
Grupo Avós do Canto, formado por cerca de 40 idosos da cidade, se apresentou nesta sexta (12) |  Foto: Alex Ramos/Ascom Niterói
 

A Sala Nelson Pereira dos Santos recebe neste fim de semana o “1º Encontro de Corais 60UP”. O evento é gratuito e reúne 15 corais do estado.

A apresentação do grupo Avós do Canto, formado por cerca de 40 idosos da cidade que participam do projeto 60UP, da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), emocionou o público durante a abertura do encontro nesta sexta-feira (12). O evento segue com programação neste sábado (13), a partir das 19h.

O Vice-Prefeito Paulo Bagueira esteve na abertura do evento, junto com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf) e a secretária de Governo de Niterói, Rubia Secundino. Bagueira comemorou o primeiro dia de casa cheia.

“Esse é um projeto que começou lá atrás quando foi instituída a SMI e identificamos que junto ao Projeto Gugu tinha um coral. Numa oportunidade agora, o projeto cresceu e automaticamente o coral cresceu e teve uma projeção muito maior. Hoje sabemos que o coral não é só para o idoso, mas também para crianças e adolescentes. Para a cidade é de suma importância esse projeto e a expectativa foi superada porque o teatro está lotado”, ressaltou.

Durante a abertura das apresentações, o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), falou da ideia do evento e destacou a importância de atrair o público de fora da cidade.

“Todo coralista quer se apresentar e sempre quando pode a gente cria uma oportunidade para isso. Agora, junto com o maestro trouxemos essa ideia de trazer o coral para nossa cidade para que possamos receber as pessoas aqui como nos recebem foram da cidade. É uma forma que a gente tem de trazer turismos para a cidade. Estamos com a casa cheia, o que é uma satisfação imensa”, disse Zaf.  

O maestro Leandro Campanate, que rege o grupo Avós do Canto desde abril de 2022 e é um dos organizadores do evento, explica a dinâmica do encontro.

“O 1º Encontro de Corais 60 UP funciona numa dinâmica em que os corais têm a oportunidade de fazer intercâmbio. A maioria dos corais que participarão do evento é de amadores e tem de todo tipo de repertório: MPB, música sacra, tem corais que são formados em igreja, música africana, entre outros”, conta o maestro.

Segundo Campanate, se trata de uma atividade essencialmente coletiva, onde a meta é a melhoria do todo em consonância com o crescimento individual, o que dá a cada integrante a sensação de pertencimento ao grupo e às suas conquistas.

"Na contramão da solidão, ansiedade e até mesmo a depressão, cada coralista carrega em si uma história de superação, ou de sonho realizado, ou simplesmente de amor à música”, completa Leandro.

60 UP

Ginástica, dança de salão, canto e passeios: é esse combo que a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), oferece gratuitamente aos idosos da cidade com o projeto 60UP.

O projeto está disponível em diversos pontos da cidade, em datas e horários específicos para as atividades de ginástica, dança de salão e o coral. O coral funciona às quartas-feiras, das 15h às 16h, na Sociedade Fluminense de Fotografia. O maestro convoca a todos: “Não precisa saber cantar! Só precisa gostar de cantar!” 

Serviço

1º Encontro de Corais 60UP

Data: 13 de maio

Horário: 19h

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Gratuito

Classificação livre

< A Grande Conquista: programa muda regras sem avisar e web detona Após morte de ex-marido de Gretchen, Jenny chama famosa de ex-mãe <